30/08/2014

Responsabilidade

Ensinar responsabilidade não é uma coisa fácil... Porque parte dela faz parte do caráter e da personalidade da pessoa e o restante depende do interesse de quem absorve e sem transmite.
Dito isto, preciso contar uns fatos:
Enquanto a Nina é até demais, responsável ( do tipo que fica mal se não cumprir uma tarefa, ou não obedecer oque foi pedido e tomar bronca...); Maya simplesmente não se importa. Tem essa despreocupação quase sarrista.... Na maioria das vezes é ok, em algumas é irritante, para ambas as crianças e para nós adultos.
Mas aí, nós tocamos de uma coisa: ninguém deseja ser irresponsável. Simplesmente acontece. Então estamos tentando trabalhar isso melhor e aconteceu a magia!
Maya precisa tomar os remédios homeopatia para as perebas que teve e decidiu cuidar disso sozinha. E ela faz! Agente controla, pergunta se tomou e ela toma, direitinho e ta toda orgulhosa disso. Muito legal!
Ela continua não ajudando na arrumação de nada, não completa uma série de afazeres na hora que agente pede ( colocar os sapatos pra sair, pode levar meia hora... Ela se distrai com um giz no chão, ou o trapézio no caminho entre o quarto e eu banheiro....), mas eu chei que ESSA tarefa valeu por todas.

Nenhum comentário: