03/11/2010

Pra mim, pra tu, pra eu...

Maya deciciu, com toda a força dos seus 13 meses, que ja é uma moça. Sim, voce leu certo: uma moça!
A bichinha fala, tudo, repete o impossivel, interage com objetos inanimados e desenhos animados e com passantes desconhecidos pela rua.Tenta ignorar inssistentes beijos e abraços da irma, tenta beijar o ar e ri do risivel e do irrisivel.Eta super inserida no nido (creche) onde vai e ja sabe chamar parte de seus amiguinhos pelo nome, assim como metade das tias (maestras). Nao pode ver alguem mastigando que tambem quer, mesmo que nao saiba oque é e tenta impor sua vontade do alto de seus 80cm... E para complear a pessoinha começou a usar o pinico da irma e .. com sucesso! Incrivel, nao? Ela ja fez xixi e coco varias vezes.Nina nao esta muito feliz com essa historia de a pirralha passar à frente no podio...Paciencia.
Hoje quando a Maya pediu e eu a pus la e nao rolou nada, visualizei um sorriso de satisfaçao no semblante da mais velha.
Estamos "travando uma batalha pacifica" com intençao nula da Nina de fazer coco onde se deve. Tenho calma para nao assusta-la e nao presionar; mas as vezes da vontade de gritar e impor, juro. Dia desses estavamos num restaurante (graças à deus nas mesas ao ar livre) e começou a serie de bombasticos puns. Eu ja fui brincando que os puns sao a comissao de frente e o coco è a escola que quer entrar na avenida e tals... Consegui levar a criatura pro banheiro e ela fez! Voltamos para a mesa e rolou até comemoraçao com brinde. Ela toda prosa. Depois disso foram dias e dias de paz e tranquilidade. Até que na saida da escola chega às minhas maos a temida sacolinha: com calcinha, merda seca e calça suja enrolada assim que saem do corpo da criança, nem uma sacudidinha a mais no vaso sanitario, para aliviar o peso... Alem do sentimento de culpa por ajudar na poluiçao com dezenas de calcinhas jogadas no lixo cheias de fezes ressecadas, por gastar dinheiro com novas calcinhas e por me sentir uma pessima dona de casa por nao lavar e nao lavo mesmo!) as dita-cujas; veio a frustaçao por perceber que - como diria minha avò - uma andorinha sò nao faz verao... Em casa, no aconchego do nosso banheiro, ja pronta pra um banho quentinho, tivemos uma conversa: " Florzinha, voce tava indo tao bem... oque aconteceu, esqueceu de pedir à tia pra te levar ao banheiro"
"..."
" Voce pediu pra ela te levar?"
"Nao..."
"Porque? Voce nao percbeu?"
"Percebi..."
"Voce ficou com vergonha?"
"Nao... sim... nao sei mamae"
" Voce nao gosta de ir a banheiro?"
"Nao."
"Mas voce lembra como foi legal aquele dia, voce até fez tim tim... foi legal nao foi?"
"Nao..."
"Nao foi? Voce nao gostou?"
"Nao"
"O, meu amor, eu achei que voce tivesse gostado... E voce gosta de fazer na roupa?"
"Nao... eu nao sei fazer"

Entao, nesse momento minha garganta travou e eu sò disse que vamos descobrir uma formula juntas. Se alguem aì tiver uma sugestao, aceitamos todas.

Nenhum comentário: